Blog do/a lus/z

And the answer to Life, the Universe and Everything Else is…

Pra quem pensava que o marketing estava morto

Posted by Andrei Luswarghi em 3 julho, 2007

Houve uma época em que marketing significava pouco: com carros ainda é assim, todos têm uma propaganda bonitinha, quem faz o carro que mais agrade, leva a clientela, pronto. Mas, na área de tecnologia – do tipo que cabe ao MeioBit – as coisas são um pouco diferentes.

Vejamos, por exemplo, os consoles de última geração: todos sabem que o Wii ganhou a briga com o PS3, e, se o PS3 não baixar MUITO o preço, vai ficar nisso. Ganhou feio também do XBox, e não foi só o preço e a tecnologia que influenciaram, apesar de terem feito uma boa diferença, foi o marketing.

TODOS sabiam sobre o Wii, o que ele faria, todos ficaram “Caramba, quer dizer que agora eu posso jogar tênis como se estivesse movimentando MESMO a raquete!?”. Saímos do pong para o tênis interativo, todos sabiam disso e esperavam muito por isso. Enquanto isso, o que o PS3 fez? “Temos gráficos revolucionários, uma capacidade de processamento quase infinita e um sistema novo de discos, o Blu-Ray!”. Ninguém ligou para o Blu-Ray, e o controle, sendo o mesmo do PS2 e do PSOne, não animou ninguém. Não divulgaram nada de forma a animar o mercado. Apostaram no Blu-Ray e morreram com o Blu-Ray, enquanto a Wii, com gráficos toscos dignos de jogos de PC de 2002~2003, se muito, e um sistema antigo de leitura de jogos ganhou por fazer uma propaganda imensa em cima de um controle que escorrega das mãos, rumo à sua TV de plasma ou LCD.

Agora, o iPhone. Não tem concorrência, não tem nada. Tudo bem, tem smartphones, PDAs… mas não tem ninguém na categoria iPhone. Tio Jobs fez uma propaganda horrorosa de boa em cima do telefone dele, colocou características boas, mas nada assiiiiiiiiim, e fez propaganda em cima do que devia, alterando até as mãos-propaganda, para fazer aparecer o que não tinha . Havia contagem regressiva para o lançamento do iPhone, todos sabiam que poderiam confiar que seria bom, e todos queriam testar para ver quão bom, porque viram um comercial, um anúncio em um site, um amigo conversando no trabalho ou na escola. O marketing venceu, e Tio Jobs ‘tá ganhando o diabo com o iPhone.

Meus parabéns, Jobs e Nintendo: vocês fizeram o marketing valer a pena de novo.

 

 

*P.S.: na foto, o iPhone tem escrito “eat up Martha”. Em bom português de quem não sabe inglês direito, “comer Marta”. Ah, garoto: vai usar o iPhone pra conquistar. Viu? Marketing!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: